Pesquisa no site

Rede Movimento de Rádios

domingo, 5 de janeiro de 2014

O potencial presidiário Lula ainda está solto, mas...


Está chegando, finalmente, a vez do chefe do bando.

A falange se movimenta desesperada nos bastidores. Seria em vão?
Assassinato de Reputações - Não se trata de um livro bomba somente. Provas cabais impedem as acusações inversas, como os supostos inúmeros processos contra Tuma Júnior, gerados pela publicação.
A verdade vem a tona, com a imprensa mundial dando destaque aos infinitos escândalos de desmandos e uso da máquina pública para falir, não só moralmente, a maior Nação da América Latina.
Enquanto as movimentações de bastidores, dos conservadores, corre contra o tempo com ações precisas que poderão livrar o Brasil do caos.
Resta à população brasileira orar e se preparar para participar ativamente do maior movimento de salvação política de sua história. Mas todos sabem que o cachorro louco (figura que retrata os psicopatas do poder), não larga o osso facilmente. Na maioria das vezes é preciso abatê-lo.

 _____________

Conteúdo R7

Sob Lula, PF não apurava crimes, mas ‘alvos’, diz Tuma Jr. em livro


Segundo ex-secretário de Justiça, “Lula aparelhou a PF para seus propósitos partidários”

Rodolfo Borges, do R7

Livro encabeça listas de mais vendidos
Divulgação
De 2003 a 2010, a Polícia Federal deixou de investigar crimes para se concentrar em “alvos”. A denúncia é uma das várias feitas contra o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior no livro “Assassinato de Reputações”, publicado em dezembro.
Escrita em parceria com o jornalista Claudio Tognolli, a obra recupera o período em que Tuma Júnior diz ter sofrido pressões na SNJ (Secretaria Nacional de Justiça) para ‘esquentar’ dossiês contra inimigos políticos do governo.
No livro, o delegado aposentado, que acompanhou de perto e também relata a apuração (ou falta de) do assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, diz que “Lula aparelhou a Polícia Federal para seus propósitos partidários”.
— A etapa que não deu certo foi estender isso ao Judiciário como um todo, ao Superior Tribunal de Justiça e, principalmente, ao Supremo Tribunal Federal.



Gilmar Mendes comenta livro de Tuma Jr: ‘Estava havendo desmandos’
Governistas conseguem barrar convite a Tuma Jr. em comissão da Câmara
Segundo Tuma Júnior, “sob Lula, a PF teve tantas e tamanhas operações porque a lógica foi invertida: ela estipulava primeiro o ‘alvo’ e depois passava a gerar supostas informações sobre ele”. O delegado aposentado completa: “Só o vocábulo ‘alvo’, em si, já induz que ninguém mira em algo para errar.
Inteligência
Essa lógica, segundo o ex-secretário de Justiça, foi elaborada por Lula a partir de sua convivência com Romeu Tuma, diretor do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) durante a ditadura e pai de Tuma Júnior.
Ao manter Tuma informado sobre os passos dos sindicalistas, Lula teria aprendido como funcionam os relatórios de inteligência (baseados em impressões e análises) durante um regime de exceção e, ao contrário do que ocorria na ditadura, a PF passou a usá-los para instaurar inquéritos policiais.
Com fraco embasamento técnico, operações como Trovão, Chacal e Satiagraha geralmente não conseguiam guarida na Justiça (isso quando não eram abortadas antes mesmo do fim), mas faziam sucesso e estrago no que Tuma Júnior chama de "STG (Supremo Tribunal do Google)", prejudicando reputações — o próprio autor do livro considera ter sido vítima desse procedimento, ao cair da SNJ por suposto envolvimento com a máfia chinesa.
Entre os alvos apontados por Tuma Júnior no livro está o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que teria irritado o então presidente Lula ao alertá-lo sobre o mensalão. O então senador e ex-governador do Ceará Tasso Jereissati é outro que aparece no rol de alvos apontado pelo ex-secretário de Justiça, assim como o ex-governador José Serra e a ex-primeira-dama Ruth Cardoso.
1.244 operações
Tuma Júnior registra no livro que “Lula botou nas ruas, na maioria das vezes sob o comando de [ex-ministro da Justiça] Márcio Thomaz Bastos, 1.244 operações, o que representa 25 vezes mais do que as 48 realizadas pela PF no governo Fernando Henrique Cardoso”.
— O resultado final, digo, na Justiça, é pífio. Mas os resultados nos sites de pesquisa, que é o tribunal que efetivamente condena junto à opinião pública, os números, a depender do interesse de quem os divulga ou a ótica de quem os vê, impressionam e enganam bem.
Segundo o ex-secretário nacional de Justiça, 80% desses casos “nascem de ‘grampos’ ou compartilhamento de relatórios produzidos em inquéritos ou nos anômalos PCDs (Procedimentos Criminais Diversos) iniciados com as tais escutas que a lei diz que só devem ser realizadas em último caso, ou quando não houver outro meio de prova”.
Desde que o livro virou notícia, a partir de uma reportagem da revista Veja publicada no início de dezembro, vários dos personagens mencionados na obra ameaçaram processar o autor por causa das acusações publicadas. Ainda não há notícia, contudo, que qualquer ação judicial contra Tuma Júnior por causa do livro.

Fonte: R7 - 2/1/2014 às 00h05 (Atualizado em 2/1/2014 às 15h29)

Um comentário:

  1. FHC ENTERROU TUMINHA
    por Paulo Moreira Leite, na IstoÉ
    Por duas vezes, no programa Manhattan Conection, Diogo Mainardi sugeriu a Fernando Henrique Cardoso que fizesse comentários sobre a denúncia do delegado Romeu Tuma Jr de que Luiz Inácio Lula da Silva foi “alcaguete” do ditadura.
    Nas duas vezes, FHC desmentiu Diogo e Tuminha. Deixou claro que a história é falsa.
    É um testemunho importante, considerando quem é e quem foi. Lula fez campanha para Fernando Henrique em 1978. Os dois percorreram portas de fábrica e falaram em comícios. Mais tarde, estiveram juntos numa articulação pela criação de um partido político de esquerda, mas o projeto não deu certo.

    ResponderExcluir